PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Vós sereis testemunhas de tudo isso."
Lc 24,48 (3 P-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tempo Pascal

Pastorais e Movimentos

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)

DEFINIÇÃO E OBJETIVOS:

“A Pascom (Pastoral da Comunicação) é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático, do uso dos recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade e da sociedade.” (Documento 57 da CNBB, nº 244).

Como os dois remos, necessários para tocar o barco que sobe a correnteza, a Pastoral da Comunicação deve desenvolver duas dimensões complementares; só assim ela se manterá e chegará ao lugar certo. A primeira dimensão é a busca de "integração" em favor da Pastoral de Conjunto na Igreja; a segunda é a construção de uma relação "missionária" da Igreja com o mundo.

Particularmente na Paróquia de São Sebastião, podem ser listados os seguintes objetivos como os principais da Pascom:

  • Incentivar a integração dos paroquianos;
  • Promover a informação e a formação ligadas à fé católica e cristã, de modo geral.
  • Ser o elo de integração entre a paróquia e a sociedade, sempre que houver necessidade.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO / ENCONTROS:

Os membros da Pascom se encontram pelo menos uma vez ao mês, a fim de tratar assuntos ligados à manutenção do site e à pauta da próxima edição do jornal Boa Notícia. Se acaso um encontro não for possível, a reunião é virtual, ou seja, os assuntos são tratados através da troca de mensagens instantâneas (de texto, de voz ou de vídeo), de e-mails ou pelas redes sociais.

 

SERVIÇOS:

  • Criação e manutenção do site da paróquia, que pode ser acessado através do endereço eletrônico www.saosebastiaojau.com.br.
  • Publicação do jornal Boa Notícia, periódico com 12 páginas – sendo 8 coloridas – e uma tiragem de cerca de 3.000 exemplares, distribuído em todas as missas da Matriz e das Comunidades de São Sebastião no primeiro final de semana de cada mês.
  • Ser o elo de integração entre a paróquia e a sociedade, sempre que houver necessidade, através de:

                - redação de documentos oficiais (Ofícios, Cartas, Requerimentos, entre outros);

                - redação de textos propagandistas ou de divulgação;

           - contato com veículos de comunicação, autoridades, patrocinadores ou outras pessoas / entidades, de acordo com a situação.

 

O trabalho da Pascom é feito preferencialmente, através da colaboração dos integrantes das diversas pastorais e movimentos, que escrevem textos, enviam fotos e contribuições diversas sobre o movimento ou pastoral de que participam para serem divulgadas. Quando necessário, os integrantes da própria pastoral da Comunicação também fazem esse trabalho.

No trabalho de formação, a equipe pesquisa, escreve e divulga textos que podem colaborar na edificação dos paroquianos – e católicos, de uma maneira geral.

Por isso, na equipe da Pascom devem ser considerados dois tipos de integrantes:

  • integrantes ativos: que participam ativamente dos trabalhos da pastoral.
  • integrantes de apoio: pessoas que, devido à disponibilidade ou outro motivo não são integrantes ativos, ou seja, auxiliam esporadicamente.

 

Assim, através da informação e da formação, acreditamos estar colaborando para a integração dos paroquianos, os quais se veem no site e nas páginas do jornal, identificando-se com a Comunidade a que pertencem.

 

COORDENAÇÃO:

Mara Silvia dos Santos Rosin

 

CONTATO:

 

OBSERVAÇÕES:

Talvez uma das mais lindas ofertas que podemos fazer a Jesus Cristo no segundo milenário do seu nascimento seria que a boa nova fosse finalmente dada a conhecer a todas as pessoas no mundo - antes de tudo, através do testemunho do exemplo cristão, mas também através da mídia: 'comunicar Jesus Cristo: caminho, verdade e vida'. Seja este o desejo e o empenho de todos os que professam a singularidade de Jesus Cristo, fonte de vida e verdade e dos que têm o privilégio e a responsabilidade de trabalhar no vasto e influente mundo das comunicações. (São João Paulo II)

 

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA OU TEOLÓGICA, DOCUMENTAÇÃO DO PAPA OU DA CNBB QUE JUSTIFICAM A PASCOM:

Documentação do Papa: Aetatis Novae

Documentação da CNBB: Estudos da CNBB – 75; Subsídio Pastoral da Comunicação (rumo ao ano 2000), Planejamento Integrado; Paróquia em Comunicação.

Fundamentação Bíblica - dentre diversas passagens, podem ser destacadas as seguintes:

I Cor 9, 16. Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!

Mt 28, 19a.20. Ide, pois, e ensinai a todas as nações. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi.

Ef 6, 14-15. Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz.

Col 1, 5b. Esperança que vos foi transmitida pela pregação da verdade do Evangelho,

Fil 1, 4-5. Em todas as minhas orações, rezo sempre com alegria por todos vós, recordando-me da cooperação que haveis dado na difusão do Evangelho, desde o primeiro dia até agora.

II Tes 2, 14. E pelo anúncio do nosso Evangelho vos chamou para tomardes parte na glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

Rom 1, 15. Daí o ardente desejo que eu sinto de vos anunciar o Evangelho também a vós, que habitais em Roma.

•  Veja outras pastorais e movimentos
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br