PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Vós sereis testemunhas de tudo isso."
Lc 24,48 (3 P-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tempo Pascal

Palavra do Pároco

Agosto, Mês Vocacional - Agosto 2016

A nossa Igreja, que é Una, Santa, Católica e Apostólica, é rica em ministérios e, durante o mês de agosto, isso fica mais evidenciado.

No primeiro domingo, refletimos sobre o chamado do Ministro Ordenado e rezamos intensamente pelos bispos, padres e diáconos, mantendo, assim, a nossa comunhão com o Bispo de Roma, nosso querido Papa Francisco.

No segundo domingo, ao celebrar o Dia dos Pais e rezar por uma paternidade responsável, iniciamos com toda a Igreja do Brasil a chamada Semana Nacional da Família, que, este ano, nos convidou a refletir sobre a temática “Misericórdia na Família: Dom e Missão”. Em nossa Matriz de São Sebastião, optamos por iniciar a semana na santa Missa do dia 14 de agosto, às 19h. Durante a semana, ela foi enriquecida com vários temas e bênçãos especificas, tendo a participação de vários agentes de pastoral. O término da mesma se deu no dia 21 de agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, quando tivemos todas as Paróquias de Jaú em torno do nosso querido bispo dom Paulo Cezar Costa, para concelebrarmos com ele a santa Missa das 18h, no Ginásio Flávio de Melo.

No terceiro domingo, refletimos sobre a vocação à Vida Consagrada Religiosa. Afinal, nesta mesma Igreja, temos as mais belas flores do jardim de Jesus, representadas por cada família religiosa com seus diversos carismas que a enriquecem.

Quero aproveitar o ensejo para agradecer e rezar por minha comunidade religiosa dos Cônegos Regulares Premonstratenses, que tanto bem tem feito à cidade de Jaú e à nossa querida Diocese de São Carlos nesses 100 anos. Estamos presentes com a Abadia de São Norberto e atuando em São Paulo, Pirapora do Bom Jesus, Piracicaba e Jaú, além de termos outras Canonias em Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte, isso em nível de Brasil, pois a nossa Ordem se faz presente em várias Abadias dos cinco continentes. Somos gratos também à nossa Abadia Mãe de Averbode, Bélgica. Manifesto, ainda, a minha gratidão e apreço aos abades Dom Bonifácio, Dom Sérgio, Dom Oswaldo e por tantos cônegos maravilhosos que passaram por minha vida, em especial, o saudoso e carismático cônego Pedro Rodrigues Branco.

No quarto domingo, celebramos o dia dos nossos queridos leigos, que tanto servem e se dedicam à Igreja de Jesus com seus mais variados dons. Sou muito grato aos meus agentes de pastoral: faço uma prece por cada um! Se não fosse o esforço e empenho deles, eu não teria uma São Sebastião tão bonita no sentido amplo. Se fosse falar detalhadamente de cada ministério, acabaria por escrever um livro... Então, recebam a minha mais calorosa e respeitosa gratidão! Rezo em especial por este santo povo de Deus que está comigo enriquecendo e participando assiduamente das nossas Celebrações Eucarísticas. E peço perdão pelas vezes que não fui o pastor que desejariam. Sou o mais humilde trabalhador da vinha do meu Senhor. Sei que sou pequeno diante de tantos grandes pastores, mas é nos frascos pequenos que estão os raros perfumes. Quero, através do meu ministério, poder exalar o bom perfume do Senhor... Mas, logicamente, contando com cada um e, principalmente, com Deus, pois sozinho será impossível...

A propósito, gostaria de agradecer aos casais Ruy Roberto Gerber Espinosa e Dilza José Lima Espinosa juntamente com Aparecida de Fátima Rossi Kakoi e Juscelino Kakoi, que, por quase três anos, estiveram à frente da Evangelização de Adultos em nossa paróquia. A partir do dia 25 de abril, assumiram o Movimento Maria Helena Volpato Sordi, Gislaine Estela Ronchezel Pigoli e Silmara Elaine Ferraz Storti de Pieri. Nossas preces são de gratidão aos casais que se desligaram e de acolhida e discernimento para as três que deram seu sim a este novo chamado do Senhor.

 

          

 

Uma tentativa de falar sobre vocação – palavra que vem do latim e significa “chamar” ou “chamamento” – se expressa nesta música que poderá ser ouvida neste link: https://www.youtube.com/watch?v=ROv-VbHb_vs

                                      Vocação

Se ouvires a voz do vento                    Querendo enganar

Chamando sem cessar                        A decisão é tua

Se ouvires a voz do tempo                   A decisão é tua

Mandando esperar                               São muitos os convidados

A decisão é tua                                   São muitos os convidados

A decisão é tua                                   Quase ninguém tem tempo

São muitos os convidados                    Quase ninguém tem tempo

São muitos os convidados                    O trigo já se perdeu

Quase ninguém tem tempo                    Cresceu, ninguém colheu

Quase ninguém tem tempo                    E o mundo passando fome

Se ouvires a voz de Deus                      Passando fome de Deus

Chamando sem cessar                          A decisão é tua

Se ouvires a voz do mundo                    A decisão é tua

 

Outro assunto que gostaria de abordar é que, no dia 06 de agosto, Festa da Transfiguração do Senhor, houve dois acontecimentos importantes. Tive a graça de ter participado e concelebrado a Santa Missa e posse canônica do nosso 7º Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa, na Catedral Diocesana de São Carlos, às 10h – a qual foi muito rica, litúrgica, espiritual e bela. E, nessa mesma noite, diante dos jovens da Evangelização da nossa Paróquia de São Sebastião, nomeei os novos coordenadores: Égon Henrique Kataoka da Silva, Ana Luíza Vacari e Pedro Giroti Vendramini. Eles ficarão nessa função por um ano, podendo ser renovada. Os ministérios também sofreram alteração, tendo sido nomeados novos representantes.

 

          

 

Por três anos estiveram à frente da Evangelização dos Jovens Alessandro Rogério Murgo, Eduardo Nereu Marques Júnior e Égon Henrique Kataoka da Silva, a quem sou muito grato por tanta dedicação e empenho neste rico e especial trabalho.

 

 

Finalmente, convido todos a navegarem e desfrutarem o valioso material contido neste site, que tem o esforço, o carinho e a dedicação da minha querida Mara Rosin, que tanto me ajuda em todos os sentidos.

Com o meu caloroso abraço, orações e bênção...

Cônego Alexandre D. Francisco, Opraem

Pároco da Paróquia de São Sebastião

Agosto/2016

•  Leia outras palavras
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br