PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Na verdade, este homem era o Filho de Deus!"
Mc 15,39b (Ramos-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Sexta-Feira Santa

Palavra do Pároco

Agosto: Mês Vocacional - Agosto 2015

Estamos quase encerrando o mês de agosto, um mês especial, que nos convida a refletir sobre o chamado de Deus. Deus nos chama através dos acontecimentos, das pessoas e, na Igreja, nos fala através dos sacramentos.

No primeiro domingo, dedicado ao Dia do Padre, refletimos sobre o Ministro Ordenado (diácono, padre e bispo). A Igreja, na pessoa do padre, gera a Eucaristia e o padre não vive sem ela. Santa Catarina dizia que, se estivesse percorrendo um caminho e encontrasse um padre e um anjo, com certeza, saudaria primeiramente o padre, pelo fato de o padre agir in persona chrisiti, na pessoa do Cristo. Como nos fala a Carta aos Hebreus, o sacerdote é chamado a oferecer dádivas, isto é, sacrifícios pelos pecados do povo e pelos seus próprios.

No segundo domingo, ao celebrar o Dia dos Pais, refletimos sobre a Vida Matrimonial e iniciamos a Semana Nacional da Família.

No terceiro domingo, celebramos a Vida Consagrada e, por estarmos vivenciando o Ano da Vida Consagrada, o Sumo Pontífice escreveu um documento intitulado Alegrai-vos (31), no qual afirma que “onde estão os religiosos, há alegria”. O documento fala da alegria, do júbilo e da coragem que devemos ter para seguir a Cristo radicalmente. “Ao chamar-vos, Deus diz-vos: ‘Tu és importante para mim, eu te amo, conto contigo’. Jesus diz isso a cada um de nós! Disso nasce a alegria! A alegria do momento no qual Jesus olhou para mim. Compreender e sentir isso é o segredo da nossa alegria. Sentir-se amado por Deus, sentir que, para Ele, nós não somos números, mas pessoas; e sentir que é Ele que nos chama”.

O quarto domingo é dedicado à Vocação Leiga: os consagrados, os solteiros e os casados são as três categorias do leigo que é chamado por Deus a ser sal e luz, colocando seus dons recebidos do Senhor a serviço da Igreja. E, finalmente, o quinto domingo é quando celebramos o Dia Nacional do Catequista, um outro tipo de vocação também leiga, sem a qual nossa Igreja não seria tão rica, pois é esse leigo que faz ecoar a Palavra através de seu trabalho.

Gostaria de aproveitar para agradecer toda dedicação, empenho e tempo que cada agente de pastoral, juntamente com o povo de Deus, tem dedicado à nossa Paróquia de São Sebastião. Muito obrigado! Sintam-se amados, acolhidos e queridos por Deus!

Assim, neste último domingo do mês, gostaria de convidar o povo de Deus e os meus agentes de pastorais para participar da Missa das 7h da manhã e, juntos, louvar a Deus pela vocação dos nossos queridos leigos.

Irmãos, como nos fala o papa Francisco, “esta é a beleza da consagração: a alegria, a alegria (...). A alegria de levar a todos a consolação de Deus. Não há santidade na tristeza. Não fiqueis tristes como os outros, que não têm esperança, escrevia São Paulo (1Ts 4,13)”. Confiemos em Deus e tomemos a nossa cruz para segui-Lo com alegria, júbilo e coragem e, assim, seremos autênticos discípulos e missionários do Senhor.

Que a paz, que é fruto de uma leveza interior, esteja sempre em seu coração!

Cônego Alexandre D. Francisco, Opraem, pároco

 

•  Leia outras palavras
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br