PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Eu sou a videira e vós os ramos."
Jo 15,5a (5 P-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tempo Pascal

Palavra do Pároco

Semana Santa 2023

     Queridos irmãos e irmãs,

     Com a Celebração deste Domingo de Ramos e da Paixão abrimos esta Grande e Santa Semana, na qual, com toda a Igreja fazemos Memória da nossa Salvação, pela Páscoa do Senhor:, Sua Última Ceia, Instituindo a Nova e Eterna Aliança de Amor de Deus com a Humanidade na Ceia Eucarística, Memorial de Seu Corpo Oferecido e de Seu Sangue Derramado pela nossa Salvação, Sua Suprema Angústia no Getsêmani, onde Ele nos conclama, como lá o fez aos Discípulos, a “Vigiar com Ele uma Hora”, Sua Prisão, Flagelação, Coroação de Espinhos, Condenação, Paixão, Morte na Cruz, pela nossa Salvação, Seu Sepultamento no Santo Sepulcro, e Sua Triunfal Ressurreição!

     Nas Maravilhosas e Santas Celebrações do Tríduo Pascal, acompanhamos a “Kénosis” (o Aniquilamento) e a Exaltação do Cristo Jesus, acolhendo-o com os Ramos e aclamações de nosso Amor e Acolhida (embora tão frágeis e inconstantes), contemplando-O e acompanhando-O de perto, com Maria Santíssima, com São João Evangelista e os outros Apóstolos, com Santa Maria Madalena e as outras Santas Mulheres! Deixemo-Lo lavar nossos pés, para que possamos “ter parte com Ele” e assim também colocarmo-nos a lavar os pés de nossos irmãos e irmãs, sentando-nos à Mesa com Ele e d’Ele recebendo Seu Corpo e Sangue por nós oferecido no Pão e Vinho Consagrados, para, nutridos por Ele e com Ele configurados, dispormo-nos a também nos tornarmos e nos oferecermos como Pão, alimento de Cristo para a vida de nossos irmãos e irmãs.

     Acompanhemo-Lo ao Getsêmani para estreita e amorosamente com Ele vivermos Sua Suprema Angústia e solidários com Ele, que continua a vive-la em Seu Corpo Místico que é a Igreja, na angústia e sofrimentos de tantos irmãos e irmãs neste mundo ainda tão rebelde ao Projeto de Amor do Pai.

     Com São João e São Pedro acompanhemo-Lo à Casa dos Sumos Sacerdotes Anás e Caifás em Seu Julgamento, deixemo-Lo olhar-nos nos olhos com Sua dor e Misericórdia e com São Pedro choremos nossas inconstâncias e negações. Sigamo-Lo ao Tribunal de Pilatos, contemplando Sua Crudelíssima Flagelação e humilhante coroação de espinhos, por nosso Amor; sigamos Seus passos rumo ao Calvário, carregando com Ele a Cruz, junto a Simão Cirineu, enxugando Seu Divino Rosto com Verônica, chorando-O com as Santas Mulheres, amparando-O e sustentando-o com o Terno, Amoroso e Compadecido olhar de Maria Santíssima, e com Ela e como Ela estando aos pés da Cruz junto a São João, Santa Maria Madalena e Santas Companheiras, sendo por Ele entregues também nós aos Cuidados Maternais de Sua e nossa Mãe Maria Santíssima.

     Sejamos lavados pelo Sangue e pela Água vertidos de Seu Precioso Lado traspassado pela lança do soldado! Reverenciemos e adoremos a Santíssima Cruz na qual foram cravados e cancelados os nossos pecados! Sigamos espiritualmente com Maria, João, Maria Madalena, Maria de Cléofas, José de Arimatéia e Nicodemos até o Santo Sepulcro e ali depositemos com o Corpo sem vida de Jesus, nossa vida velha, desgastada, caduca, sem vida, de egoísmo, divisões, mágoas, ressentimentos, desamor, pecado e morte, e com Ele e por Ele esperemos a Nova e Santa Vida ressuscitada, de Amor, Paz, Reconciliação, Comunhão e Santidade e filhos e filhas de Deus!

     Com Maria Madalena acorramos cedo ao Sepulcro, experimentemos o anúncio dos Anjos de que não está entre os mortos, Aquele que é o Senhor da Vida, sintamos o Amor restaurador do encontro com o Ressuscitado, chamando-nos pelo nome e adoremo-Lo com Madalena: Raboni, Bom Mestre! E com ela, corramos a anunciar a todos: “o Senhor Ressuscitou verdadeiramente!” E a Solene Proclamação da Páscoa, no Aleluia Pascal, estenda-se em nossas vidas num contínuo e crescente Aleluia! Viva Cristo Ressuscitado! E que Ele seja visto, sentido, vivenciado por todos, através de nosso testemunho de uma vida sempre mais plenamente configurada com Ele!

     Tenhamos todos, pelas nossas Celebrações desta Santa Semana, particularmente pelo Tríduo Pascal, uma profunda experiência de “passagem”, de Ressurreição!

     FELIZ E SANTA PÁSCOA!

Cônego Toninho Galvão, O. Praem

abril/2023

•  Leia outras palavras
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br