PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Na verdade, este homem era o Filho de Deus!"
Mc 15,39b (Ramos-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tríduo Pascal

Notícias

Papa Francisco Aceita a Renúncia de Dom Paulo Sérgio Machado

O Papa Francisco acolheu nesta quarta-feira (16) a renúncia do Bispo de São Carlos, Dom Paulo Sérgio Machado. A decisão foi publicada no Boletim Diário da Sala de Imprensa do Vaticano.

O Santo Padre nomeou como Administrador Apostólico o Excelentíssimo Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas. O Administrador Apostólico tem a função de conduzir a Diocese “vacante” até a nomeação de um novo bispo pelo Papa.

Dom Paulo completou 70 anos no último dia 22 de novembro e depois de 26 anos como bispo, dentre os quais nove na Diocese de São Carlos, pediu ao Papa, como presente de aniversário, ser Bispo emérito. Os motivos da sua renúncia são expressos numa carta que ele mesmo escreveu ao Santo Padre. “Já me sinto cansado. Tem muita gente boa por aí para me substituir. Não quero servir de peso a ninguém”, expressou Machado.

Dom Paulo ordenou 106 sacerdotes, sendo 48 em Ituiutaba e 58 na Diocese de São Carlos e criou mais 50 Paróquias na Diocese de São Carlos.

Bispo Emérito

Segundo a doutrina da Igreja Católica, o Bispo nunca deixa de ser Bispo, porque esse caráter é inerente ao Sacramento da Ordem, nos graus diaconal, presbiteral e episcopal. Padre Eduardo Malaspina, chanceler do bispado de São Carlos, explica que o bispo, ao tornar-se emérito, deixa de exercer o ofício episcopal numa determinada Igreja Particular, como no caso de Dom Paulo Sérgio. Porém, “o ‘emérito’ continua o seu ministério episcopal na oração e demais ofícios previstos pelo próprio direito”, explica o chanceler.

Dom Airton José assume como Administrador Apostólico em nossa Diocese.

Administrador Apostólico

Dom Airton José dos Santos nasceu na cidade de Bom Repouso, no Sul de Minas Gerais, no dia 25 de junho de 1956.

Foi ordenado Diácono no dia 31 de agosto de 1985 e Presbítero no dia 08 de dezembro do mesmo ano, por Dom Cláudio Hummes, então Bispo da Diocese de Santo André.

No dia 19 de dezembro de 2001 foi nomeado pelo Papa João Paulo II como Bispo Titular de “Felbes” e Auxiliar para a Diocese de Santo André. Recebeu a Ordenação Episcopal no dia 02 de março de 2002, em São Bernardo do Campo, Diocese de Santo André.

Fonte:

Assessoria de imprensa da Diocese de São Carlos

•  Leia outras notícias
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br