PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Eu dou minha vida pelas ovelhas."
Jo 10,15b (4 P-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tempo Pascal

Notícias

Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento internacional, organizado pela Igreja Católica, que reúne jovens de todo o mundo, católicos e de outras confissões. É presidida pelo Santo Padre e celebrada a cada dois ou três anos, durando aproximadamente uma semana.

A JMJ nasceu em 1984, mais concretamente no Domingo de Ramos. O Papa João Paulo II convidou a juventude a celebrar com ele o Ano da Redenção. A resposta que recebeu dos jovens foi de grande entusiasmo e superou todas as expectativas. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada. Em 1985, o Papa escreveu uma carta dirigida aos jovens de todo o mundo e, mais tarde, lançou a aventura da Jornada Mundial da Juventude.

A primeira JMJ foi diocesana, em Roma, no ano de 1986. Seguiram-se, então, os encontros mundiais em Buenos Aires (Argentina – 1987), com a participação de 1 milhão de jovens; em Santiago de Compostela (Espanha – 1989), com 600 mil; em Czestochowa (Polônia – 1991), com 1,5 milhão; em Denver (Estados Unidos – 1993), com 500 mil; em Manila (Filipinas – 1995), com 4 milhões; em Paris (França -1997), com 1 milhão; em Roma (Itália – 2000), com 2 milhões, em Toronto (Canadá – 2002), com 800 mil; em Colônia (Alemanha – 2005), com 1 milhão; em Sidney (Austrália – 2008), com 500 mil; em Madri (Espanha – 2011), com 2 milhões.

O Rio de Janeiro é a cidade brasileira escolhida para sediar a Jornada Mundial da Juventude deste ano de 2013, entre os dias 23 e 28 de julho, com o lema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações”, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus (28,19).

Mais que um encontro que reúne milhares ou mesmo milhões de jovens, a Jornada Mundial da Juventude dá testemunho de uma Igreja viva e em constante renovação. São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. Além de meditar na mensagem que o Papa escolhe para cada Jornada, o objetivo principal é dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o “rosto” jovem de Cristo se mostra ao mundo.

Junto com a aventura de estar em outro país, com seus encantos turísticos, a participação na Jornada requer um corpo preparado para a peregrinação e um coração aberto para as maravilhas que Deus tem reservado para cada um. São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro de corações que creem, movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível.

Da nossa paróquia são 22 jovens participando, tendo se mobilizado desde o início do ano para conseguir a verba para isso através da venda de rifas, pizzas e o apoio de 60 patrocinadores.

Papa Francisco, a juventude e o Brasil o acolhem!

•  Leia outras notícias
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br