PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Vós sereis testemunhas de tudo isso."
Lc 24,48 (3 P-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tempo Pascal

Formação Bíblica

05 Êxodo: Fim da Escravidão e Saída do Egito

Dando continuidade ao estudo dos livros da Bíblia, chegamos ao Êxodo.

Segundo livro do Pentateuco, o Êxodo dá certa continuação ao Gênesis – no qual foram narradas a criação do mundo e da humanidade e a origem do povo de Deus. A palavra êxodo vem do grego e significa “saída”: o livro narra a saída dos hebreus do Egito, por volta de 1250 aC.

O período da história de Israel abordado é o que vai desde a morte de José até a construção do santuário junto ao monte Sinai. Nessa época, o novo Faraó – já esquecido da boa administração de José e preocupado com o crescimento da população hebreia – começa a oprimir os hebreus com trabalhos forçados e “controle” de natalidade. Compadecido de seu povo, Deus intervém: Moisés é o libertador e condutor dos israelitas libertados da escravidão. Estão neste livro passagens bem conhecidas da Sagrada Escritura: a história de Moisés, as pragas do Egito, a travessia do mar Vermelho, a elaboração do Decálogo por Deus no monte Sinai e a doação dele ao povo.

Entretanto, embora esse seja o pano de fundo, o núcleo central do livro do Êxodo é a aliança entre Deus e o povo hebreu: a promulgação das ”cláusulas” dessa aliança (os “Dez Mandamentos”) e as leis (Código da Aliança) que orientam o povo na prática desse ideal.

É aí também que é revelado o nome do Deus verdadeiro: JAVÉ (ou IAHWEH, que, em hebraico, significa “eu sou”).

Assim, de uma maneira didática, o Êxodo pode ser dividido em duas partes, de acordo com seus dois temas principais: a libertação do Egito (1,1–15,21) e a Aliança do Sinai (19,1–40,38). Esses temas são interligados por um tema secundário: a marcha pelo deserto (15,22–18,27).

Como seguimento do Gênesis, o livro do Êxodo tem a mesma origem daquele: foi escrito por mais de uma pessoa que, em sua tarefa, consideraram as mesmas fontes e tradições orais observadas para o Gênesis. A redação final dele se deu depois do exílio, por volta de 450 aC.

Se atentarmos ao livro do Êxodo, poderemos constatar que uma questão permeia todo seu conteúdo: Qual é o verdadeiro Deus?

A resposta que aí encontramos é a mesma recorrente em toda a Sagrada Escritura – principalmente nos Evangelhos: Javé, o Senhor, aquele que é, simplesmente. Sem o êxodo, a Bíblia perderia o seu ponto de partida, que nos leva a Jesus Cristo, pois esse livro é o esboço de nossa redenção. Afinal, não é à toa que já foi qualificado como o “Evangelho do Antigo Testamento”. Quem desconhece a mensagem do Êxodo, jamais entenderá o sentido de toda a Bíblia.

#saosebastiaojau

•  Leia outros textos
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br