PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Vós sereis testemunhas de tudo isso."
Lc 24,48 (3 P-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tempo Pascal

Avisos e Recados

Via-Sacra

Durante a Quaresma, um dos exercícios espirituais mais usados é a oração da Via-Sacra. A Via-Sacra consiste em percorrer espiritualmente o caminho de Jesus ao Monte Calvário enquanto carregava a Cruz, o que nos traz a oportunidade de interiorizar seu sofrimento.

Como o próprio nome já diz, “Via Crucis”, ou Via-Sacra, significa em latim “O caminho da Cruz”. Esse caminho é formado por 14 estações que representam determinadas cenas da Paixão, cada uma correspondendo a um acontecimento especial ou a maneira especial de devoção relacionada a tais representações.

A origem desse santo exercício é devida ao Coração amante e desolado da Santíssima Virgem. Essa pobre Mãe, depois da Ascensão de Jesus ao Céu, tinha por único consolo banhar de lágrimas o caminho que o seu querido Jesus tinha regado com o seu sangue divino… Os fiéis imitaram o exemplo de Maria e de todas as partes do mundo afluíram, à custa de mil perigos e incômodos, a Jerusalém, para venerar os santos lugares e ganhar as indulgências concebidas pelos Sumos Pontífices. Mas a Igreja, Mãe piedosa, para poupar incômodos a seus filhos e lhes facilitar os meios de santificação, concedeu as mesmas indulgências de Jerusalém aos que visitassem as catorze Cruzes ou Estações da Via-Sacra, devidamente eretas.

O objetivo dessa devoção é exercitar nas almas os sentimentos de gratidão e amor para com Nosso Senhor Jesus Cristo, que tanto sofreu por nós, bem como o sentimento de contrição dos nossos pecados, que foram a causa dos sofrimentos do Salvador. Além disso, pratica-se também a imitação de heroicas virtudes, que Jesus nos deixou na sua Paixão e Morte. Dessa forma, é uma prática que agrada muito ao nosso amável Redentor e que produz, nas almas que a realizam, abundantes frutos de santidade.

Concede-se indulgência plenária ao fiel que fizer o exercício da Via-Sacra piedosamente. Afinal, através dela, renova-se a memória das dores que sofreu o divino Redentor no caminho do pretório de Pilatos, onde foi condenado à morte, até o monte Calvário, onde morreu na cruz para a nossa salvação. Para ganhar a indulgência plenária, determina-se o seguinte:

– O piedoso exercício deve-se realizar diante das estações da via-sacra, legitimamente eretas.

– Requerem-se catorze cruzes para erigir a via-sacra; junto com as cruzes, costuma-se colocar outras tantas imagens ou quadros que representam as estações de Jerusalém.

– Conforme o costume mais comum, o piedoso exercício consta de catorze leituras devotas, a que se acrescentam algumas orações vocais. Requer-se piedosa meditação só da Paixão e Morte do Senhor, sem ser necessária a consideração do mistério de cada estação.

– Exige-se o movimento de uma para a outra estação. Mas se a Via-Sacra se faz publicamente e não se pode fazer o movimento de todos os presentes ordenadamente, basta que o dirigente se mova para cada uma das estações, enquanto os outros ficam em seus lugares.

Os legitimamente impedidos poderão ganhar a indulgência com uma piedosa leitura e meditação da Paixão e Morte do Senhor ao menos por algum tempo, por exemplo, um quarto de hora.

Neste tempo da Quaresma, a Via-Sacra acontece em nossa paróquia todas as sextas-feiras: na Matriz de São Sebastião, junto com a Missa das 19h, e na Igreja de São Francisco de Assis, às 20h.

Não deixe de participar!

•  Leia outros avisos e recados
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br