PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Vós sereis testemunhas de tudo isso."
Lc 24,48 (3 P-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tempo Pascal

Avisos e Recados

Memória de Santo Agostinho

   A Igreja celebra, no dia 28 de agosto, a memória de Santo Agostinho.

  Nascido em Tagaste, no norte da África, em 354, era filho de Patrício – um cristão convertido no final da vida – e de Santa Mônica – cuja memória é celebrada no dia anterior ao da de Santo Agostinho –, a qual orou durante 33 anos pela conversão do filho.

   Dotado de muita inteligência e de uma inquieta busca da verdade, Agostinho procurava as respostas e a felicidade fora da Igreja de Cristo, nas diversas correntes filosóficas, tornando-se, inclusive, membro da seita do maniqueísmo. Dessa forma, envolveu-se em meias verdades e muitas mentiras, vivendo nos vícios e pecados, chegando a conviver com uma mulher por aproximadamente 14 anos, com a qual teve um filho, Adeodato, que morreu ainda jovem.

   Com a morte do pai, Agostinho procurou se aprofundar nos estudos, principalmente na arte da retórica. Sendo assim, depois de passar por Roma, conseguiu o posto de professor na corte imperial situada em Milão. Lá, envolvido pela intercessão de Santa Mônica, acabou frequentando os profundos e famosos Sermões de Santo Ambrósio, por causa da oratória. Então, por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar sua vida.

   Assim, foi batizado junto com seu filho, no ano 387 – mesmo ano do falecimento de sua mãe. Mais tarde, em Hipona, foi ordenado sacerdote e, em seguida, Bispo, ficando a cargo dessa Diocese por 34 anos. Combateu as heresias de seu tempo e escreveu 232 livros, além de inúmeros tratados, sermões e cartas, sendo o mais famoso sua autobiografia intitulada Confissões.

   Em 28 de agosto de 430, adoeceu e faleceu. Seu corpo foi enterrado em Hipona, mas logo foi transladado a Pavia, Itália. É um dos 33 Doutores da Igreja, recordado como o Doctor Gratiae (Doutor da Graça).

•  Leia outros avisos e recados
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br