PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Na verdade, este homem era o Filho de Deus!"
Mc 15,39b (Ramos-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tríduo Pascal

Avisos e Recados

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Encerrando um conjunto de grandes Festas católicas – como Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade e Corpus Christi –, na sexta-feira da semana seguinte à Solenidade de Corpus Christi, a Igreja celebra solenemente o Sagrado Coração de Jesus.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é algo bastante antigo em nossa Igreja, unindo a tradição bíblica e a história. Na Palavra de Deus, a alusão ao Coração de Jesus aparece em dois acontecimentos fortes no quarto Evangelho: o gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em Jesus durante a Última Ceia (Jo 13,23); e na cruz, quando o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (Jo 19,34) e é o mesmo João quem dá testemunho desse fato, vendo correr SANGUE e ÁGUA dessa fonte de SALVAÇÃO. No primeiro, temos o consolo pela dor da véspera de sua morte, e no outro, o sofrimento causado pelos pecados da humanidade.

Assim, foi aos pés da cruz que essa devoção teve início, quando foi confirmada a profecia de Zacarias 12, 10 que diz: “Olharão para aquele que transpassaram”.

Mesmo sendo tão antiga essa devoção, só foi dedicada uma Festa ao Sagrado Coração no século XVI, quando o próprio Jesus pediu a Santa Margarida Maria Alacoque que fosse celebrada uma Festa especial para honrar o Seu coração na sexta-feira da semana seguinte à Solenidade de Corpus Christi.

A data dessa festa não é aleatória. Ela acontece em obediência a um apelo do próprio Jesus feito a Santa Margarida Maria Alacoque, em 1675: "Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o meu coração, comungando nesse dia e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares. E prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada". Mas por que celebrar o Sagrado Coração de Jesus?

Ao longo da história, a Igreja foi confirmando essa devoção filial ao Sagrado Coração. É incalculável o número de Congregações Religiosas, Dioceses, Paróquias, Comunidades, Escolas, Hospitais que adotaram o nome do Sagrado Coração de Jesus.

Mas por que celebrar o Sagrado Coração de Jesus? A resposta é simples: porque Jesus é a Encarnação viva do Amor de Deus e Seu Coração é o símbolo e o foco desse Amor. Sob o simbolismo natural do coração humano, celebramos o tríplice amor do Filho de Deus encarnado pelos homens — amor ao mesmo tempo divino (por encontrar-se o Seu Coração unido intimamente ao Verbo), espiritual (como convém a Deus, cf. Jo 4, 24), e também sensível (capaz de sofrer e ser ferido por aqueles a quem ama). A devoção ao Sagrado Coração é a devoção que vem do Amor como princípio, que se dirige ao Amor como fim, que emprega o Amor como meio.

Para o Papa emérito Bento XVI, o culto ao Sagrado Coração de Jesus confunde-se com a própria história do Cristianismo: inserindo-se no coração aberto de Jesus, insere-se também na vida de Cristo e na união de vontades, o que tem como fruto uma relação viva entre Deus e o homem.

Celebrando este grande Amor de Deus por nós, somos convidados a renovar nossa devoção a Jesus, manifestado concretamente na vivência deste amor na família, na Igreja Doméstica, na partilha do pão, na alegria de celebrar em comunidade a Eucaristia, Vida de Jesus entregue por nós.

E nenhum movimento dentro da Igreja tem maior devoção ao Sagrado Coração de Jesus do que o Apostolado da Oração. Completando 175 anos de fundação em 2019, o Movimento reúne cerca de 50 milhões de associados em 98 países do planeta (perto de 7 milhões somente no Brasil), e se propõe a ser um caminho espiritual a todos os cristãos, ajudando-os a exercer sua vocação de batizados e colaborando, assim, com a salvação do mundo. A Rede Mundial de Oração do Papa – como também é chamado – coloca-se a serviço da missão da Igreja e dos desafios da humanidade, os quais são expressos na intenção mensal de oração do Papa, divulgada pelo Vaticano. Ou seja, o Movimento reza diariamente na mesma intenção do Santo Padre.

A Solenidade do Sagrado Coração é também o Dia Mundial pela Santificação do Clero, momento em que a Mãe Igreja, em todo o mundo, é convidada a fazer a sua jornada mundial de orações pelos nossos sacerdotes.

Ó Coração Sacratíssimo de Jesus, tende piedade de nós!

•  Leia outros avisos e recados
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br