PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Eu dou minha vida pelas ovelhas."
Jo 10,15b (4 P-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tempo Pascal

Avisos e Recados

Quarta-Feira de Cinzas: Início da Quaresma 2019

Com a Quarta-Feira de Cinzas, que, este ano, será no dia 06 de março, a Igreja Católica inicia o Tempo da Quaresma, que termina na Quinta-Feira Santa, na celebração da última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos.

Em nossa paróquia, a missa da Quarta-Feira de Cinzas será realizada na Matriz de São Sebastião, às 19h.

A Quaresma - palavra vem do latim “quadragésima” - é um período de quarenta dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a maior festa do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa.

Nesse dia, após a Liturgia da Palavra, em que se proclama o trecho do Evangelho em que Cristo recomenda a oração, o jejum e a esmola como exercícios de conversão (cf. Mt 6,1-18), realiza-se o rito da imposição das cinzas. Elas são sinal de penitência, no sentido de conversão.

A origem das cinzas usadas tem seu significado. Elas são preparadas pela queima de palmas usadas na procissão de Ramos do ano anterior. Lembram, portanto, o Cristo vitorioso sobre a morte. Assim, se os cristãos aceitam reconhecer sua condição de criaturas mortais e transformar-se em pó – ou seja, passar pela experiência da morte, a exemplo de Cristo, pela renúncia de si mesmos – participarão também da vida que ressurge das cinzas.

Assim, a imposição das cinzas não constitui um mero rito a ser repetido a cada ano. É celebração da vocação do ser humano, chamado à imortalidade feliz, contanto que realize o mistério pascal de morte e vida em sua vida fraterna.

Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade (CF) como caminho de conversão quaresmal. “Fraternidade e Políticas Públicas” é o tema para 2019, enquanto o profeta Isaías inspira o lema: "Serás libertado pelo direito e pela justiça" (Is 1,27).

Fundamentado em três importantes pilares (ver, julgar e agir), o Texto-Base da CF foi cuidadosamente pensado para despertar o desejo da “participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”.

E, atenção: a Secretaria da Matriz de São Sebastião não terá expediente no dia 05 de março (3ª feira de carnaval) nem no dia 06 de março (Quarta-Feira de Cinzas). Nos demais dias, o expediente é normal.

•  Leia outros avisos e recados
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br