PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Eu dou minha vida pelas ovelhas."
Jo 10,15b (4 P-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tempo Pascal

Avisos e Recados

Corpus Christi: Santíssimo Sacramento da Eucaristia

A Eucaristia é a fonte e o centro de toda vida cristã. Nela, está contido todo o tesouro espiritual da Igreja: o próprio Cristo.

A Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Nesta Festa, os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor Se faz presente como alimento e remédio de nossa alma.

A Eucaristia é o memorial sempre novo e sempre vivo dos sofrimentos de Jesus por nós. Mesmo separando seu Corpo e seu Sangue, Jesus se conserva por inteiro em cada uma das espécies. É pela Eucaristia, especialmente pelo Pão, sinal do alimento que fortifica a alma, que tomamos parte na vida divina, nos unindo a Jesus e, por Ele, ao Pai, no amor do Espírito Santo.

Realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, a Festa surgiu no século XIII, quando a Igreja sentiu a necessidade de reforçar a presença de Cristo no pão consagrado, tendo sido instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264.

A celebração normalmente tem início com a missa, de preceito (isto é, obrigatória), seguida pela procissão pelas ruas da cidade, que se encerra com a bênção do Santíssimo.

Nesse dia, as ruas costumam ser enfeitadas com tapetes coloridos e com desenhos de inspiração religiosa, em cuja confecção são utilizados materiais como serragem colorida, areia, flores, borra de café e outros.

Este ano, no entanto, as ruas serão enfeitadas de uma forma inusitada em nossa cidade: com alimentos não perecíveis. Cada paróquia ficou responsável pelo enfeite de um trecho por onde a procissão passará (veja a imagem abaixo) e esses alimentos serão, depois, doados a entidades assistenciais. Os alimentos que serão arrecadados são arroz, feijão, óleo e macarrão. Eles deverão ser deixados na secretaria da igreja até a véspera do dia Corpus Christi, ou seja, até o dia 30 de maio.

Então, no dia 31 de maio, haverá a Celebração da Unidade (missa da cidade, para todas as paróquias), presidida pelo Bispo Auxiliar de nossa Diocese, dom Eduardo Malaspina, às 9h, no Largo da Matriz Nossa Senhora do Patrocínio. A procissão sairá daí e seguirá até a Praça da República (Jardim de Baixo), onde acontecerá a bênção com o Santíssimo Sacramento.

E, às 19h, na Matriz de São Sebastião, haverá Celebração Eucarística, como de costume.

Não deixe de tomar parte nesta Festa, que antecipa a vida divina aqui na terra, mostrando-nos claramente a vida que receberemos no Céu, quando nos for apresentado, sem véus, o banquete da eternidade!

•  Leia outros avisos e recados
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br