PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Eu dou minha vida pelas ovelhas."
Jo 10,15b (4 P-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tempo Pascal

Avisos e Recados

Quarta-Feira de Cinzas: Início da Quaresma 2018

Na Quarta-Feira de Cinzas, que este ano será no dia 14 de fevereiro, a Igreja Católica inicia o Tempo da Quaresma, que termina na Quinta-Feira Santa, na celebração da última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos.

Em nossa paróquia, a Missa da Quarta-Feira de Cinzas será realizada na Matriz de São Sebastião, às 19h30.

A Quaresma – palavra que vem do latim “quadragésima” – é um período de quarenta dias, excetuando-se os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a maior festa do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa.

Nesse período, a CNBB realiza, todos os anos, a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de despertar a solidariedade dos fiéis e da comunidade em relação a um problema concreto que envolva a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução.

Com o tema “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8), a Campanha da Fraternidade (CF) 2018 buscará, além de mapear a violência, colocar em evidência as iniciativas que existem para superá-la, bem como despertar novas propostas com esse objetivo.

As Cinzas são resíduos em forma de pó, provenientes da queima dos ramos, palmas e ervas bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. Elas simbolizam a transitoriedade da vida neste mundo, ou seja, que somos peregrinos a caminho de um novo céu e uma nova terra. Estamos de passagem por este mundo; ele não é a nossa casa definitiva. A “debilidade” das cinzas faz lembrar a fragilidade humana.

Nas palavras do Papa Emérito Bento XVI, “Essencialmente (a imposição das cinzas) é um gesto de humildade, que significa: reconheço-me por aquilo que sou, uma criatura frágil, feita de terra e destinada à terra, mas também feita à imagem de Deus e destinada a Ele. Pó, sim, mas amado, plasmado pelo Seu amor, animado pelo Seu sopro vital, capaz de reconhecer a Sua voz e de Lhe responder; livre e, por isso, também capaz de Lhe desobedecer, cedendo à tentação do orgulho e da autossuficiência. Eis o pecado, doença mortal que muito depressa começou a poluir a terra abençoada que é o ser humano. Criado à imagem do Santo e do Justo, o homem perdeu a inocência e agora só pode voltar a ser justo graças à justiça de Deus, a justiça do amor. Abramos a terra à luz do céu, à presença de Deus no meio de nós”.

E, atenção: a Secretaria da Matriz de São Sebastião não terá expediente no dia 13 de fevereiro (3ª feira de carnaval) nem no dia 14 de fevereiro (Quarta-Feira de Cinzas). Nos demais dias, o expediente é normal.

•  Leia outros avisos e recados
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br