PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Eu dou minha vida pelas ovelhas."
Jo 10,15b (4 P-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tempo Pascal

Avisos e Recados

Tempo da Páscoa

A Ressurreição de Cristo é nossa maior alegria. Tão grande que não se restringe somente ao Domingo de Páscoa. Após esse dia, a Igreja vive o Tempo Pascal. São sete semanas – cinquenta dias – em que a Liturgia celebra a presença de Jesus Cristo Ressuscitado entre os Apóstolos. Este tempo litúrgico começa no domingo de Ressurreição e termina com a Solenidade de Pentecostes.

A Oitava de Páscoa é a primeira semana destes cinquenta dias. O júbilo do Domingo de Páscoa é prolongado durante oito dias. Como a Festa da Páscoa é o coração da nossa fé, reservam-se oito dias para celebrar solenemente a Ressurreição de Cristo. Por isso, na Oitava Pascal, a Igreja celebra a Solenidade da Ressurreição como se fosse um único dia: “O dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos” (Sl 118, 24). A Páscoa de Jesus continua na ação da Igreja e, por isso, celebramos que todo dia se tornou domingo, razão pela qual na Oitava Pascal se entoa o Hino de Louvor em todas as Missas.

Ela termina com o domingo da oitava, chamado “in albis”, porque, nesse dia, os recém-batizados tiravam as vestes brancas recebidas no dia do batismo. Atualmente, nesse domingo celebra-se também a Festa da Misericórdia.

Esse é o Tempo Litúrgico mais forte de todo o ano. É a Páscoa (passagem) de Cristo da morte à Vida, a sua existência definitiva e gloriosa. É a Páscoa também da Igreja, Seu Corpo.

Assim, este tempo é um convite a fazer da nossa vida uma contínua Páscoa, um tempo de renovar a confiança no Senhor. Viver intensamente a Oitava da Páscoa é uma grande graça que Deus nos dá através da Igreja!

#saosebastiaojau

Fontes:

https://www.a12.com/redacaoa12/duvidas-religiosas/qual-o-significado-da-oitava-pascal

https://www.acidigital.com/noticias/o-que-e-a-oitava-de-pascoa-52566

https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/o-que-e-oitava-de-pascoa-na-liturgia/

•  Leia outros avisos e recados
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br