PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Na verdade, este homem era o Filho de Deus!"
Mc 15,39b (Ramos-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tríduo Pascal

Avisos e Recados

Quarta-Feira de Cinzas: Início da Quaresma 2022

A Quarta-feira de Cinzas – que, este ano, acontece no dia 02 de março – é uma das Festas Móveis do Ano Litúrgico, acontecendo quarenta dias antes da Páscoa, excetuando-se os domingos. Ela foi instituída há muito tempo na Igreja e abre solenemente o tempo de penitência, chamado Quaresma, em preparação para a celebração da Páscoa.

 

𝐄𝐦 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐨́𝐪𝐮𝐢𝐚, 𝐡𝐚𝐯𝐞𝐫𝐚́ 𝐚𝐬 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐢𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐌𝐢𝐬𝐬𝐚𝐬:

• 𝐌𝐚𝐭𝐫𝐢𝐳 𝐝𝐞 𝐒𝐚̃𝐨 𝐒𝐞𝐛𝐚𝐬𝐭𝐢𝐚̃𝐨: 𝟖𝐡 𝐞 𝟏𝟗𝐡

• 𝐈𝐠𝐫𝐞𝐣𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐚̃𝐨 𝐅𝐫𝐚𝐧𝐜𝐢𝐬𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐬𝐬𝐢𝐬: 𝟏𝟗𝐡𝟑𝟎

 

Nesse dia, após a Liturgia da Palavra, em que se proclama o trecho do Evangelho em que Cristo recomenda a oração, o jejum e a esmola como exercícios de conversão (cf. Mt 6,1-18), realiza-se o rito da imposição das cinzas. Elas são sinal de penitência, no sentido de conversão. A conversão consiste, sobretudo, no reconhecimento de nossa condição de criaturas limitadas, mortais e pecadoras. No gesto de imposição das cinzas sobre a cabeça das pessoas, o sacerdote ou o ministro diz: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. A conversão consiste em crer no Evangelho. Crer é aderir a ele, viver segundo os ensinamentos do Senhor Jesus. Pode-se usar também a fórmula tradicional: “Lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar”. Numa das orações de bênção das cinzas, é dito: “Reconhecendo que somos pó e que ao pó voltaremos, consigamos, pela observância da Quaresma, obter o perdão dos pecados e viver uma vida nova, à semelhança do Cristo ressuscitado”.

 

A origem das cinzas usadas tem seu significado. Elas são preparadas pela queima de palmas usadas na procissão de Ramos do ano anterior. Lembram, portanto, o Cristo vitorioso sobre a morte. A palma é símbolo de vitória e de triunfo. Assim, se os cristãos aceitam reconhecer sua condição de criaturas mortais e transformar-se em pó – ou seja, passar pela experiência da morte, a exemplo de Cristo, pela renúncia de si mesmos – participarão também da vida que ressurge das cinzas.

 

Certamente não é fácil aceitar ser cinza. Contudo, a fé em Jesus Cristo ressuscitado faz com que a vida renasça das cinzas. Jesus Cristo faz brotar a vida quando o ser humano reconhece sua condição de criatura necessitada da ação de Deus. É entrar na atitude pascal.

 

Assim, a imposição das cinzas não constitui um mero rito a ser repetido a cada ano. É celebração da vocação do ser humano, chamado à imortalidade feliz, contanto que realize o mistério pascal de morte e vida em sua vida fraterna.

 

E, atenção para o funcionamento da Secretaria Paroquial e da Matriz de São Sebastião (que só estará aberta para as Missas) nestes dias:

•  SEM EXPEDIENTE: do dia 26 de fevereiro (sábado) até o dia 02 de março (3ª feira).

•  A PARTIR DAS 13H: dia 03 de março (4ª feira)

•  NORMAL: a partir do dia 04 de março (5ª feira).

 

Vamos viver a Quaresma e nos preparar dignamente para, com Jesus, ressuscitar no Domingo de Páscoa como novas criaturas!

 

#saosebastiaojau

 

•  Leia outros avisos e recados
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br